in

Como a RO-DBT pode ser usada em casos de anorexia nervosa? Estratégias e estudos

pablo merchan montes Orz90t6o0e4 unsplash
Imagem por Pablo Merchán Montes via Unsplash.

O tratamento em RO-DBT consiste em quatro modos: terapia individual, treinamento de habilidades em RO-DBT, coaching telefônico e consultoria (os dois últimos quando necessários).

São feitas quatro sessões iniciais, de orientação e comprometimento, seguindo o modelo sequencial da RO-DBT. Nessas sessões, o profissional deve acolher a história do cliente, apresentar, avaliar e identificar o perfil de supercontrole e obter comprometimento para focar nas questões do supercontrole e comportamentos maladapativos (é importante destacar que o profissional não irá trabalhar com os sintomas da AN diretamente, mas sim, o perfil supercontrolado e comportamentos maladaptativos como consequência desse perfil).

Nas sessões iniciais, o profissional também deve identificar valores do cliente, que não podem estar ligados ao corpo, peso ou forma do corpo. Posteriormente, avaliar o cliente de acordo com a hierarquia da RO-DBT:

  1. Redução de comportamentos de risco – a restrição pode ser um comportamento de risco se houver iminente risco de morte. Lembre-se que a palavra-chave é IMINENTE!
  2. Reparar ruptura de aliança terapêutica.
  3. Reduzir comportamentos maladaptativos ligados a temas do supercontrole –  a RO-DBT relaciona o supercontrole as questões da AN e que o supercontrole é anterior ao transtorno alimentar. O tratamento não deve focar em intervenções diretas para AN, pois pode reforçar comportamento maladapativos ou bloquear questões relevantes a serem discutidas em terapia.

O Treinamento de Habilidades em RO-DBT visa desenvolver habilidades de abertura, expressar emoções, desenvolver compaixão e diminuir alta comparações e emoções como inveja, ciúme e ressentimento. Em breve, o livro The Radically Open DBT Workbook for Eating Disorders: From Overcontrol and Loneliness to Recovery and Connection que será publicado em inglês em maio de 2022 pode trazer ainda mais contribuições. Até o momento, o Treinamento de Habilidades em RO-DBT para AN é composto pelas seguintes habilidades e temas:

Módulo do treinamentoAlvos comportamentais
MindfulnessDiminuir comportamentos rígidos e perfeccionismo. Aumentar a flexibilidade.
Efetividade interpessoalDiminuir a indiferença e distanciamento em relacionamentos. Lidar com a vulnerabilidade em relacionamentos e situações sociais.
Regulação emocionalAumentar expressão emocional.
Diminuir comparação e afetos negativos.
Tolerância ao mal-estarDiminuir comportamento relacionados à falta de autocuidado.
Abertura RadicalDiminuir comportamentos de evitação de risco e novidades.
Diminuir a desconfiança, suspeita e baixa empatia.

Vale destacar que os estudos em RO-DBT estão em andamento, porém, por ser um transtorno complexo, de alto risco e comorbidades, a RO-DBT pode ser uma escolha terapêutica em casos refratários.

Quer saber mais? Acesse:

Avatar photo

Escrito por Juliana Massapust

Doutora em Neurociências pela UFF. Psicóloga pela UFRJ. Certificação em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech) e em Terapia Comportamental Dialética Radicalmente Aberta (Radically Open) e Treinamento de Habilidades em DBT (Vincular). Gestora da RO DBT Brasil. Aperfeiçoamento em Terapias Contextuais, Formação em Terapias Contextuais, em Transtornos Alimentares e Obesidade e Terapia Cognitivo Sexual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.