A Terapia Comportamental Dialética Radicalmente Aberta (RO-DBT) foi criada há mais de 20 anos por Thomas Lynch a fim de lidar com o supercontrole, que se relaciona com à inibição emocional, falta de intimidade e conectividade e isolamento social. Apesar de ter o transtorno de personalidade obsessiva-compulsiva (TPOC) como modelo para compreensão do funcionamento do supercontrole, a RO-DBT é considerada uma psicoterapia transdiagnóstica, ou seja, sem foco em nenhum diagnóstico específico, mas sim, nos déficits causados pelo supercontrole.
Um dos modos de tratamento da RO-DBT é o Treinamento de Habilidades em RO-DBT. O treinamento foi desenvolvido para adultos que se identifiquem com o supercontrole e que desejam desenvolver as seguintes habilidades:
- Abertura à novas experiências
- Flexibilidade em situações de vida, trabalho e relacionamento
- Aumentar a intimidade ou melhorar relacionamentos existentes
- Ter pelo menos uma relação significativa
- Aprender a brincar, relaxar e a não se levar tão a sério.
- Diminuir a quantidade de regras e “formas de fazer”
- Aprender a lidar com vergonha, constrangimento, mágoas, ressentimento e inveja.
- Desenvolver o perdão
Assim, o Treinamento de Habilidades promove a melhora da melhora da sinalização social para gerar conexão e pertencimento ao grupo. Além disso, o Treinamento de Habilidades acontece “como se fosse uma aula”, ou seja, há uma estrutura de apresentação das habilidades, prática e revisão das tarefas.
O Treinamento de Habilidades em RO-DBT tem 30 encontros semanais, com duração de duas horas, na modalidade online (via zoom). Os encontros NÃO serão gravados, respeitando o sigilo.
🚩 Próxima turma:
🗓 Outubro de 2022
🗓 Sexta-feira
🗓 Horário: 19h às 21
🗓 Modalidade: ONLINE
Informações: [email protected]