in

RO-DBT: treinamento de habilidades

Imagem por James Lee via Unsplash
Imagem por James Lee via Unsplash.

A Terapia Comportamental Dialética Radicalmente Aberta (RO-DBT) foi criada há mais de 20 anos por Thomas Lynch a fim de lidar com o supercontrole, que se relaciona com à inibição emocional, falta de intimidade e conectividade e isolamento social. Apesar de ter o transtorno de personalidade obsessiva-compulsiva (TPOC) como modelo para compreensão do funcionamento do supercontrole, a RO-DBT é considerada uma psicoterapia transdiagnóstica, ou seja, sem foco em nenhum diagnóstico específico, mas sim, nos déficits causados pelo supercontrole.

Um dos modos de tratamento da RO-DBT é o Treinamento de Habilidades em RO-DBT. O treinamento foi desenvolvido para adultos que se identifiquem com o supercontrole e que desejam desenvolver as seguintes habilidades:

  • Abertura à novas experiências
  • Flexibilidade em situações de vida, trabalho e relacionamento
  • Aumentar a intimidade ou melhorar relacionamentos existentes
  • Ter pelo menos uma relação significativa
  • Aprender a brincar, relaxar e a não se levar tão a sério.
  • Diminuir a quantidade de regras e “formas de fazer”
  • Aprender a lidar com vergonha, constrangimento, mágoas, ressentimento e inveja.
  • Desenvolver o perdão

Assim, o Treinamento de Habilidades promove a melhora da melhora da sinalização social para gerar conexão e pertencimento ao grupo. Além disso, o Treinamento de Habilidades acontece “como se fosse uma aula”, ou seja, há uma estrutura de apresentação das habilidades, prática e revisão das tarefas.

O Treinamento de Habilidades em RO-DBT tem 30 encontros semanais, com duração de duas horas, na modalidade online (via zoom). Os encontros NÃO serão gravados, respeitando o sigilo.

🚩 Próxima turma:

🗓 Outubro de 2022

🗓 Sexta-feira

🗓 Horário: 19h às 21

🗓 Modalidade: ONLINE

Informações: [email protected]

Avatar photo

Escrito por Juliana Massapust

Doutora em Neurociências pela UFF. Psicóloga pela UFRJ. Certificação em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech) e em Terapia Comportamental Dialética Radicalmente Aberta (Radically Open) e Treinamento de Habilidades em DBT (Vincular). Gestora da RO DBT Brasil. Aperfeiçoamento em Terapias Contextuais, Formação em Terapias Contextuais, em Transtornos Alimentares e Obesidade e Terapia Cognitivo Sexual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.