in

É possível trabalhar somente com Treinamento de Habilidades em RO DBT?

Design sem nome 44

É possível trabalhar somente com Treinamento de Habilidades em RO DBT?

Uma novidade na Certificação em Terapia Comportamental Dialética Radicalmente Aberta (RO DBT) é sua versão simplificada, focada na formação de treinadores de habilidades, desenvolvida para profissionais que desejam apenas liderar ou co-liderar aulas no Treinamento de Habilidades em RO DBT.

A maior parte da pesquisa sobre RO DBT foi baseada no modelo ambulatorial, combinando sessões de terapia individual e aulas de treinamento de habilidades de RO DBT e, sempre que necessário, complementadas com coaching telefônico e consultoria para o profissional. No entanto, reconhecemos que essa configuração nem sempre é possível devido às limitações orçamentárias, organizacionais ou de equipe.

Atualmente, há pesquisas emergentes que mostram que apenas o componente do Treinamento de Habilidades pode ser eficaz para clientes com queixas transdiagnósticas. (Keogh et al., 2016). Portanto, a Radically Open criou o caminho do Instrutor de Habilidade, visando oferecer às clínicas uma opção mais acessível para treinar a equipe de forma aderente à RO DBT.

Qual a trilha para a formação em Instrutor de Habilidades?

É necessário cursar o nível 1 composto por 6 webinars, totalizando 8 horas de ensino – disponível em português https://www.radicallyopen.net/pt/training/therapist-training/

No nível 2, existem dois caminhos: RO DBT para clínicos e RO DBT para instrutores de habilidades. O nível 2 é composto por 30 webinars, divididos em 12 partes.

Porém, quem deseja ser Instrutor de Habilidades, precisa cursar 8 partes, totalizando 22 horas.

Os seguintes módulos precisam ser cursados:

  • Parte 1: Abertura radical e autoinvestigação
  • Parte 2: Estruturação do Tratamento Eficaz
  • Parte 3: O principal mecanismo de mudança
  • Parte 4: Uso Terapêutico da Sinalização Social
  • Parte 5: Postura Terapêutica, Provocação e Tolice
  • Parte 6: Treinamento de Habilidades em Terapia Comportamental Dialética Radicalmente Aberta
  • Parte 9: Rupturas e Reparos da Aliança
  • Parte 10: Lidando com Demandas Disfarçadas

Uma vez concluídos os níveis 1 e 2, é hora do nível 3, a parte presencial deste programa de aprendizado combinado. O objetivo do Nível 3 é consolidar o aprendizado dos Níveis 1 e 2, aprofundar seus conhecimentos e praticar, praticar, praticar! Recomendamos a participação em um workshop presencial de Nível 3, mas, se isso não for possível, a participação em uma série de reuniões on-line também fornecerá um certificado de conclusão. Os instrutores de habilidades de RO participam apenas dos dois primeiros dias do workshop ou das nove primeiras reuniões da série de reuniões on-line, cobrindo 13,5 horas de ensino.

O nível 3 é muito interativo por meio de exercícios práticos e dramatizações, portanto, espera-se a participação total do público. O nível 3 cobrirá os seguintes tópicos, com os tópicos em laranja concluídos tanto por instrutores de habilidades de RO quanto por RO DBT clínico:

  • Autoinvestigação
  • Orientação e Compromisso
  • Exigências disfarçadas
  • Subtipos SC
  • Aprendendo provocações terapêuticas
  • Ruptura de aliança e reparo de aliança
  • Treinamento de Habilidades RO DBT
  • Gerenciando o Comportamento maladaptativo em classe
Avatar photo

Escrito por Juliana Massapust

Doutora em Neurociências pela UFF. Psicóloga pela UFRJ. Certificação em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech) e em Terapia Comportamental Dialética Radicalmente Aberta (Radically Open) e Treinamento de Habilidades em DBT (Vincular). Gestora da RO DBT Brasil. Aperfeiçoamento em Terapias Contextuais, Formação em Terapias Contextuais, em Transtornos Alimentares e Obesidade e Terapia Cognitivo Sexual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.