in

Resilient, Overcontrolled, and Undercontrolled Boys: Three Replicable Personality Types

Esses tipos de personalidade têm um impacto direto em como os adolescentes se relacionam com seus colegas e enfrentam desafios ao longo da vida, influenciando sua visão de si mesmos e seus relacionamentos interpessoais. Compreender esses perfis de personalidade é fundamental para abordagens como a RO DBT, que é especialmente focada no trabalho com perfis supercontrolados.

Você sabia que existem diferentes formas de entender a personalidade? O que torna cada um de nós diferente no modo de lidar com o mundo?

Em linhas gerais, a abordagem tipológica classifica as pessoas em categorias ou tipos distintos, enquanto a abordagem dimensional concebe a personalidade como um contínuo de traços, em vez de classes fixas.

No artigo em questão, que analisou uma amostra de adolescentes, são descritos três tipos de personalidade:

📌 Resilientes: Altamente adaptáveis, emocionalmente equilibrados e socialmente competentes. Eles enfrentam desafios com flexibilidade e resiliência.

📌 Supercontrolados: Demonstram um forte controle dos impulsos, tendendo a ser mais introvertidos e inibidos. Apesar de evitarem comportamentos problemáticos, podem ter dificuldades para lidar com mudanças e situações de estresse.

📌 Desregulação emocional: Impulsivos e emocionalmente reativos, esses jovens são mais propensos a comportamentos disruptivos e a enfrentarem dificuldades no âmbito social.

Esses três tipos de personalidade também foram correlacionados com a teoria dos Big Five (Cinco Grandes Fatores), uma abordagem dimensional da personalidade. 

  • Amabilidade: Os tipos supercontrolados e resilientes apresentaram alto grau de amabilidade.
  • Extroversão: Resilientes e com desregulação mostraram-se mais extrovertidos.
  • Conscienciosidade, abertura e neuroticismo: Os resilientes se destacaram em todos esses traços em comparação aos outros tipos.

Em resumo, os supercontrolados tendem a ser altamente introvertidos e agradáveis, enquanto as pessoas com desregulação são medianos em extroversão, mas menos agradáveis.

Além disso, os autores fizeram algumas outras comparações: 

  • Quociente de Inteligência (QI): Pessoas com desregulação apresentaram uma pontuação no WISC-R significativamente menor em comparação aos resilientes e supercontrolados, que não demonstraram diferenças significativas entre si.
  • Desempenho e Conduta Escolar: Pessoas com desregulação também tiveram um desempenho e conduta escolar inferiores em relação aos resilientes e supercontrolados.
  • Comportamento juvenil de risco: Pessoas com desregulação se envolveram em mais comportamentos de risco comparados aos resilientes e supercontrolados.
  • Psicopatologia: Os supercontrolados tendem a manifestar sintomas internalizantes, como ansiedade, depressão, retraimento social e baixa autoestima. Já pessoas com desregulação apresentam tanto sintomas internalizantes quanto externalizantes, como agressividade, impulsividade, desobediência e comportamentos disruptivos.

Esses tipos de personalidade têm um impacto direto em como os adolescentes se relacionam com seus colegas e enfrentam desafios ao longo da vida, influenciando sua visão de si mesmos e seus relacionamentos interpessoais. Compreender esses perfis de personalidade é fundamental para abordagens como a RO DBT, que é especialmente focada no trabalho com perfis supercontrolados.

REFERÊNCIA:

Robins, R.W. et al.. Resilient, Overcontrolled, and Undercontrolled Boys: Three Replicable Personality Types. Journal of Personality and Social Psychology, v. 70, n. 1, p. 157-171, 1996. 

Avatar photo

Escrito por Rodrigo Mendonça

Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é monitor da disciplina Processos Cognitivos 3, focada em temas sobre aprendizagem e memória, além de atuar como estagiário em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica na Divisão de Psicologia Aplicada (DPA) da UFRJ e no Centro de Avaliação, Atendimento e Educação em Saúde Mental (CAAESM), com foco em Terapia Comportamental Dialética Radicalmente Aberta (RO-DBT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.