in

A hierarquia das intervenções da RO DBT – Radically Open Dialectical Behavior Therapy

pilha de pedras por edvard alexander rolvaag E75ZuAIpCzo unsplash compressed
Imagem por Edvard Alexander Rølvaag via Unsplash.

Hoje vamos falar sobre como é a estrutura de estágios da terapia individual da RO DBT.

Hierarquia das intervencoes da RO DBT

Os estágios são organizados de forma hierárquica em três categorias, iniciando as intervenções por:

Primeiro estágio: comportamentos que ameaçam a vida: presença de ideação suicida, comportamento autolesivo e qualquer comportamento de risco.

Segundo estágio: ruptura da aliança terapêutica: são rupturas desejadas como o cliente não se sentir compreendido, perceber a terapia como irrelevante para seu problema, não estar engajado na terapia ou não se comprometer com o uso das habilidades.

Terceiro estágio: expressão emocional inibida e/ou dissimulada; comportamento cauteloso e hiperfocado em detalhes, comportamento guiado por regras rígidas e indiferença e estilo de distanciamento afetivo.

É por essa tríade que iniciamos o trabalho em terapia individual em RO DBT, avaliando em qual estágio o seu cliente está!

Avatar photo

Escrito por Juliana Massapust

Doutora em Neurociências pela UFF. Psicóloga pela UFRJ. Certificação em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech) e em Terapia Comportamental Dialética Radicalmente Aberta (Radically Open) e Treinamento de Habilidades em DBT (Vincular). Gestora da RO DBT Brasil. Aperfeiçoamento em Terapias Contextuais, Formação em Terapias Contextuais, em Transtornos Alimentares e Obesidade e Terapia Cognitivo Sexual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.